Manutenção de software é o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido, como também reparo de defeitos. A manutenção do software é uma das fases do processo de desenvolvimento de software, e ocorre a seguir, a entrada do software em produção.
Esta fase envolve:
- mudanças no software para corrigir defeitos e deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário;
- novas funcionalidades para melhorar a aplicabilidade e usabilidade do software.
A fase de manutenção de software é uma parte explícita do modelo em cascata do processo de desenvolvimento de software, a qual foi criada durante a fase de programação estruturada da ciência da computação.
O outro modelo principal, o modelo em espiral, foi desenvolvido durante a fase de orientação ao objeto da engenharia de software.
Os problemas conhecidos são normalmente registrados em um documento de considerações operacionais ou notas de implantação de forma que os usuários do software são capazes de contornar os problemas conhecidos e que irão ser descobertos quando o uso do software incapacitar tarefas particulares.
Com a implantação do software, outros defeitos e deficiências não documentadas serão descobertos pelos usuários de software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário